A instrução é uma parte muito importante na vida das pessoas, desde crianças estamos acostumados a recebê-la no colégio, contudo esta educação teve muitos câmbios e já não é o que foi para as gerações passadas.
Antigamente as regras dos colégios oprimiam as crianças; elas deviam estudar muitas mais horas e não tinham tempo suficiente para brincar nem para criar amizades, o que afetava ao desenvolvimento social delas. Além disso, o uso dos uniformes era obrigatório e embora presentassem algumas vantagens com respeito à igualdade entre os companheiros de turma, oprimiram a criatividade das crianças. Outro aspecto que mudou com o tempo foi a relação entre os professores com os alunos; antes existia uma diferencia notória entre eles, os professores recebiam um respeito exagerado e inclusive poderia definir-se como temor e os alunos não tinham o direito de participação nas aulas e deviam ficar totalmente quietos quando o professor falava.
Atualmente muitos de esses problemas são inexistentes; as horas de estudo foram reduzidas para as crianças tiver tempo suficiente para ter amigos e desenvolver as capacidades de socialização delas. Quanto aos uniformes, apesar de que algumas escolas ainda tenham políticas de vestimenta, a maioria aceita o uso de roupas informais e deixa os estudantes expressar a criatividade que possuem. Também muitas escolas criaram diferentes programas e clubes para os alunos dedicarem mais tempo aos hobbys e puder fazer amigos mais facilmente. Demais, embora vários professores ainda prefiram não ter um relacionamento amigável com os alunos, podem-se apreciar muitos colégios fora da América Latina onde é uma regra interatuar e ter atividades com as autoridades das escolas.
Em conclusão, a educação mudou drasticamente e essas mudanças foram feitas com o objetivo de deixar os meninos e meninas expressar-se e pessoalmente, acho que a educação da atualidade é melhor do que a instrução antiga principalmente porque as crianças são tratadas como crianças e não como adultos.